RPPN Curucutu

Pólo de Ecoturismo 

Foto: Miguel Magro

®Todos os direitos Reservados

Fotografia é obra Intelectual protegida pela Lei 9.610/88

Fotos: Miguel Magro e Silmara Luz

Sobre o Pólo de Ecoturismo de SP

O extremo Sul de SP é uma região formada pelas subprefeituras de Parelheiros/Marsilac e Capela do Socorro. Por sua importância relacionada à rica biodiversidade e à participação na produção de água para a cidade de São Paulo é considerada patrimônio ambiental de São Paulo.

Em função disso, foi criado o Pólo de Ecoturismo de SP em 2014, sendo ainda um destino turístico pouco conhecido DENTRO da cidade. É  formado por 9 Unidades de Conservação (UC): Duas Áreas de Proteção Ambiental  (APA Capivari-Monos e APA Bororé Colônia), o Parque Estadual da Serra do Mar (PESM Núcleo Curucutu); Cinco Parques Naturais Municipais e uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (Sítio Curucutu). Além disso, um Território Indígena (Tenondé Porã) transpõe-se sobre várias das unidades de conservação citadas.

O Sítio Curucutu é reconhecido desde 1995 como uma RPPN, ou seja, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural. É uma importante área de manaciais das Represas Billings e Guarapiranga localizada no subdistrito de Paralheiros e também no município de São Bernardo do Campo. Além disso, é um ponto de soltura de espécies de aves da região resgatadas e recuperadas por pesquisadores e entidades de conservação.


Roteiro  Saída Fotográfica RPPN Curucutu

- Sairemos bem cedo de SP em transporte executivo;

- Pela manhã, seremos recebidos por Ana Roso, do Sítio Curucutu, para um gostoso café da manhã antes de iniciarmos a trilha;

- Na pequena trilha, contemplaremos e fotografaremos a natureza da região, em especial as aves. A trilha está numa área preservada de Mata Atlântica, possui cerca de 2km de extensão, é de fácil acesso e sem grandes aclives. Dentro da RPPN, várias espécies de aves já foram registradas e seremos guiados e orientados pelo Guia de Observação de aves, o biólogo e professor Miguel Magro;

- Faremos uma pausa para um almoço leve no próprio sítio;

- À tarde, ficaremos livres para mais fotos e trocas de experiências sobre os achados da manhã;

- Partiremos do sítio às 16h, mas não sem antes tomar um cafezinho da tarde para uma despedida com gostinho de já já eu volto!


 Kultura Fotográfica  vai te levar para o paraíso sem sair de SP!

Silmara Luz - Guia de Turismo e Fotógrafa

Valor/pessoa: Em breve!

Formas de pagamento: pix ou cartão de crédito (com taxa)

APENAS para as Saídas da Kultura Fotográfica:

Caso você não tenha equipamento ainda, podemos te emprestar câmera DSLR com lente. A Kultura Fotográfica tem disponível equipamento básico para ser usado apenas durante as nossas saídas fotográficas - consulte valores.

Kultura Fotográfica - Roteiros Fotográficos por SP

Fotografia com Natureza, Cultura e Arte

Silmara Luz - Fotógrafa e Guia de Turismo